Bolsa Ricardo Quaresma 2019

A Câmara Municipal de Vila Nova de Gaia associa-se ao Ricardo Quaresma para promover o sucesso académico, os estilos de vida saudáveis e a cidadania ativa. A Bolsa Ricardo Quaresma destina-se a jovens entre os 12 e os 14 anos de idade, que residem em Gaia há pelo menos dois anos, tiveram bom aproveitamento escolar e mérito desportivo em 2018-2019. Premeia, com 500 euros, 15 jovens de Gaia. É com muito orgulho que o Agrupamento de Escolas de Valadares dá os parabéns ao seu aluno e atleta Diogo Araújo Castro premiado na edição da Bolsa Ricardo Quaresma 2019.

Banco Alimentar – 5.ºF

Dia 30 de novembro, a turma F do 5.º ano participou na Campanha de recolha de alimentos para o Banco Alimentar Contra a Fome, no supermercado Socremer, em Valadares. De duas em duas horas, os alunos revezavam-se em grupos de quatro elementos que distribuíam sacos de cartão aos clientes para estes poderem colocar os produtos doados. Alguns familiares destes alunos também foram voluntários nesta campanha de solidariedade. Todos os alimentos doados (cerca de 500 kg) foram depois transportados por uma carrinha para os armazéns, em Perafita. Os alunos gostaram muito de participar nesta atividade de voluntariado e de terem dado o seu contributo para ajudar aqueles que mais precisam. Afinal, não custa nada ajudar!

  • 1.jpg
  • 2.jpg
  • 3.jpg
  • 4.jpg

 

Aulas Experimentais no Parque de Serralves

No âmbito da adesão de algumas turmas ao Projeto Con(s)cienciarte desenvolvido pela Fundação de Serralves, durante o mês de novembro, algumas turmas de 5.º e 6.º ano participaram em diversas oficinas onde, através de uma metodologia de aprendizagem complementar ao ensino formal das Ciências Naturais, foram desenvolvidas, em contexto experimental, atividades no âmbito dos domínios da “Ciência, Ambiente e Cidadania“. As diversas oficinas em que os alunos participaram constituíram momentos de aprendizagem divertidos e significativos dos quais deixamos aqui um breve testemunho para recordar e registar!

  

 

 

A Terra treme

No passado dia 15 de novembro, às 11h15, em todo o país, procedeu-se à realização do exercício público de prevenção para o risco sísmico A TERRA TREME. A Escola Básica de Valadares participou na 7.ª edição desta medida prevista na Estratégia Nacional para a Proteção Civil Preventiva, aprovada pela resolução do Conselho de Ministros n.º 160/2017. Ao toque de emergência, às 11h15, os nossos alunos e alunas realizaram o treino icónico dos “3 gestos que salvam”. Durante 1 minuto, juntaram-se assim a todos e todas que, por todo o país, em simultâneo, treinaram BAIXAR, PROTEGER e AGUARDAR, a melhor resposta para nos protegermos em caso de sismo!

 

A Visita ao Banco Alimentar

No passado dia quinze de novembro, a turma F do 5.º ano, da Escola Básica de Valadares visitou o Banco Alimentar Contra a Fome em Perafita-Matosinhos. O tema da disciplina de Cidadania e Desenvolvimento é a Educação para o Voluntariado e, por isso, os alunos visitaram o Banco Alimentar. Os alunos, depois de terem conhecido as instalações, tiveram a oportunidade de fazer e pesar cabazes com alimentos e, ainda, organizar as t-shirts que vão ser utilizadas nas campanhas de recolha de bens. "Foi uma manhã muito bem passada com entusiasmo e alegria", disseram os alunos. Uma das recolhas será já no dia 30 de novembro, na Socremer, em Valadares e os voluntários dessa recolha serão os alunos do 5.º F.

  • 1.jpg
  • 2.jpg
  • 3.jpg
  • 4.jpg
  • 5.jpg
  • 6.jpg

 

 

Novos Projetos Erasmus+

O Agrupamento de Escolas de Valadares obteve a aprovação de dois novos projetos ERASMUS+.

O projeto Building a future, direcionado para a educação pré-escolar e assente num trabalho colaborativo, tem como objetivo principal promover uma educação intercultural, valorizando a diversidade cultural em cada escola, bem como o património cultural de cada um dos países envolvidos – Portugal, Itália, Grécia, Croácia e Macedónia.

O projeto COLINC – Collaborating for inclusion pretende contribuir para uma educação mais inclusiva para todas as crianças e jovens, através da partilha de práticas educativas de qualidade. Este projeto envolve docentes da educação pré-escolar e do 1.º ciclo do ensino básico do nosso Agrupamento.

São parceiros, neste projeto, escolas de Itália, Grécia, Croácia e Eslovénia. Durante a semana de 14 a 18 de outubro, quatro docentes da educação pré-escolar, em representação do Agrupamento de Escolas de Valadares, participaram num encontro internacional na Cidade Varazdin, na Croácia onde foi dado início ao processo de trabalho colaborativo entre os países parceiros.

https://pt.calameo.com/read/004427437c45df0046fd2

 

Projeto Building a Future - Programa Erasmus+

De 9 a 16 de novembro, cinco docentes da Educação Pré-escolar do AE de Valadares viajaram até Escópia (Macedónia do Norte) onde participaram num evento de formação de curta duração, no quadro do Projeto “Building a Future”, co-financiado pelo programa Erasmus+. As educadoras e professoras da Bulgária, Croácia, Itália e Portugal desenvolveram atividades diversas nos jardins de infância de Srnicka. Ao longo da semana tiveram a oportunidade de observar os contextos educativos locais, de partilhar experiências e definir estratégias com vista à melhoria das práticas educacionais.

Foram recebidas na sede da UNICEF local, onde tomaram conhecimento da ação desenvolvida por esta ONG e onde puderam debater os princípios e as iniciativas em desenvolvimento para uma educação intercultural.

Em Aerodrom foram recebidas pela secretária do município, Marica Gjurceska, que reforçou a importância do projeto e da troca de experiências que contribuem para a melhoria do processo educacional. http://www.aerodrom.gov.mk/vest/2297