Novos Projetos Erasmus+

O Agrupamento de Escolas de Valadares obteve a aprovação de dois novos projetos ERASMUS+.

O projeto Building a future, direcionado para a educação pré-escolar e assente num trabalho colaborativo, tem como objetivo principal promover uma educação intercultural, valorizando a diversidade cultural em cada escola, bem como o património cultural de cada um dos países envolvidos – Portugal, Itália, Grécia, Croácia e Macedónia.

O projeto COLINC – Collaborating for inclusion pretende contribuir para uma educação mais inclusiva para todas as crianças e jovens, através da partilha de práticas educativas de qualidade. Este projeto envolve docentes da educação pré-escolar e do 1.º ciclo do ensino básico do nosso Agrupamento.

São parceiros, neste projeto, escolas de Itália, Grécia, Croácia e Eslovénia. Durante a semana de 14 a 18 de outubro, quatro docentes da educação pré-escolar, em representação do Agrupamento de Escolas de Valadares, participaram num encontro internacional na Cidade Varazdin, na Croácia onde foi dado início ao processo de trabalho colaborativo entre os países parceiros.

https://pt.calameo.com/read/004427437c45df0046fd2

 

Projeto Building a Future - Programa Erasmus+

De 9 a 16 de novembro, cinco docentes da Educação Pré-escolar do AE de Valadares viajaram até Escópia (Macedónia do Norte) onde participaram num evento de formação de curta duração, no quadro do Projeto “Building a Future”, co-financiado pelo programa Erasmus+. As educadoras e professoras da Bulgária, Croácia, Itália e Portugal desenvolveram atividades diversas nos jardins de infância de Srnicka. Ao longo da semana tiveram a oportunidade de observar os contextos educativos locais, de partilhar experiências e definir estratégias com vista à melhoria das práticas educacionais.

Foram recebidas na sede da UNICEF local, onde tomaram conhecimento da ação desenvolvida por esta ONG e onde puderam debater os princípios e as iniciativas em desenvolvimento para uma educação intercultural.

Em Aerodrom foram recebidas pela secretária do município, Marica Gjurceska, que reforçou a importância do projeto e da troca de experiências que contribuem para a melhoria do processo educacional. http://www.aerodrom.gov.mk/vest/2297