MENSAGEM DE BOAS-VINDAS

       Caros membros da comunidade escolar,

Bem-vindos a mais um ano letivo, que desejamos seja pleno de sucessos para todos nós.

Sabemos que são múltiplos os desafios, incluindo a mudança para semestralidade, mas estamos certos de que com trabalho, entrega e colaboração seremos capazes de ultrapassar os obstáculos que vão surgindo neste percurso que é comum, tendo sempre como prioridade a qualidade da formação das nossas crianças e alunos.

     Votos de um bom ano letivo e contem connosco, tal como nós contamos convosco.

                                                                                                                          A Diretora,

                                                                                                                                            Fernanda Ferrão 

 

 INFORMAÇÃO DA CÂMARA MUNICIPAL DE GAIA

Cheque-Oferta - Ano Letivo 2022/2023

   Informa-se que está previsto o envio dos SMS referentes aos Cheques-Oferta, a partir da 2.ª quinzena de agosto.

Papelarias Aderentes

 

 

      

SELOS DE QUALIDADE ETWINNING

     O Agrupamento de Escolas de Valadares está mais uma vez de parabéns! Dezassete educadoras e professores do agrupamento e respetivos alunos receberam o Selo Nacional de Qualidade, pelo desenvolvimento de Projetos eTwinning ao longo deste ano letivo. Os Selos de Qualidade eTwinning são concedidos a docentes com excelentes projetos eTwinning. Significa que o projeto atingiu um determinado padrão a nível nacional e europeu. Felicitações especiais às crianças e jovens que neles participaram, contribuindo de forma relevante para a construção de uma identidade europeia a par do desenvolvimento de aprendizagens mais significativas.

  

CALENDÁRIO ESCOLAR - ANO LETIVO 2022/2023

     No próximo ano letivo de 2022/2023, todas as escolas e estabelecimentos de ensino do concelho de Gaia irão funcionar em semestralidade, pelo que haverá algumas diferenças relativamente aos anos anteriores.

 

PRÉ-ESCOLAR E 1.º CICLO

AÇÃO SOCIAL ESCOLAR

   O Departamento de Educação da Câmara Municipal de Gaia reforça a importância da realização da Inscrição e Candidatura na plataforma SIGA, preferencialmente, até ao final do mês de julho, ressalvando que o envio do cheque oferta, previsto para o mês de agosto, requer a realização da candidatura.

 

Selo Escola SaudávelMente 2022/2024

    É com grande orgulho que comunicamos à nossa comunidade educativa que o Agrupamento de Escolas de Valadares foi distinguido com a atribuição do selo "Escola SaudávelMente - Boas Práticas de Saúde Psicológica, Sucesso Educativo e Inclusão" pela Ordem dos Psicólogos Portugueses. Estamos de parabéns!

 

INFORMAÇÃO

MANUAIS ESCOLARES - PLATAFORMA MEGA - CRONOGRAMA

28 de julho - Deve estar concluído todo o circuito de recolha e triagem de manuais. 

02 de agosto - Início da emissão de vales relativos aos alunos de 1.º Ciclo e  8.º Ano.

09 de agosto - Início da emissão de vales relativos aos alunos de 5.º,  6.º, 7.º e 9.º Anos. 

30 de agosto - Início da entrega de manuais reutilizados na Escola Básica de Valadares.

 

Projeto Erasmus+

COLLABORATING FOR INCLUSION – COLINC – 2019/2022

Short-Term Joint Staff Training Event  no Agrupamento de Escolas de Valadares, Vila Nova de Gaia

     Na fase final deste enriquecedor projeto ERASMUS+ (KA2 - Parcerias Estratégicas entre escolas), que teve início em setembro de 2019 e terminará em agosto de 2022, decorreu no Agrupamento de Escolas de Valadares o último encontro presencial dos parceiros europeus. Neste evento de formação, que se desenvolveu ao longo da semana de 20 a 24 de junho, os participantes tiveram oportunidade de conhecer o sistema educativo português e algumas das práticas de educação inclusiva desenvolvidas no Agrupamento de Escolas, no município e no país.

    Foi uma semana muito rica em conhecimento profissional, cultural e pessoal. Raízes que irão dar frutos em múltiplas direções e muito provavelmente em futuras colaborações. Um agradecimento à APPDACDM pelo acolhimento dos nossos parceiros e especialmente à Câmara de Gaia por todo o apoio que prestou ao nosso projeto. A todos os participantes o nosso muito obrigada!

Links para as publicações digitais do projeto COLINC


Brochura de apresentação:
https://issuu.com/lurdessilvarodrigues/docs/brochura_colinc

Livro digital:
https://issuu.com/lurdessilvarodrigues/docs/final_junho_2022

Projeto COLINC no Portal eTwinning:
https://twinspace.etwinning.net/96042/home

 

  • 1.JPG
  • 2.jpg
  • 3.jpg
  • 4.jpg
  • 5.jpg
  • 6.jpg
  • 7.jpg
  • 8.jpg
  • 9.jpg
  • 10.jpg
  • 11.jpg
  • 12.jpg
  • 13.jpg
  • 14.jpg
  • 15.jpg
  • 16.jpg
  • 18.jpg
  • 19.jpg
  • 20.jpg
  • 21.jpg
  • 22.jpg
  • 23.jpg
  • 24.jpg
  • 25.jpg
  • 26.jpg
  • 27.jpg

 

CONFERÊNCIA "PEQUENOS GRANDES PENSADORES"

     No dia 28 de junho, as turmas 3JUN1 e 3JUN3 da Escola Básica de Junqueira partilharam as conclusões de meses de trabalho. Ao longo do ano visitaram o Museu da Biodiversidade,  o Museu de História Natural, o ICBAS, a Faculdade de Belas Artes e a Faculdade de Letras. Os alunos responderam aos desafios que as diferentes faculdades lhes lançaram. Na sala de sala, concretizaram as suas ideias, que apresentaram na conferência  "Pequenos Grandes Pensadores", na Casa Comum da Universidade do Porto.

    Este projeto de Flexibilidade Curricular permitiu aos alunos ir ao encontro da visão, dos valores e das competências que constam do Perfil dos Alunos à Saída da Escolaridade Obrigatória, tendo as diferentes faculdades destacado o seu desempenho. 
     Parabéns pelo trabalho desenvolvido!
 

 

 

SHARKS AID - CONFERÊNCIA DOS OCEANOS
Dia 27 DE JUNHO 2022

   

 

 

   Notícia e Agradecimentos      

 

TRANSIÇÃO DA EDUCAÇÃO PRÉ-ESCOLAR PARA O 1.º CICLO

    No passado dia 16 de junho realizou-se, na escola sede do Agrupamento, uma tertúlia com pais e encarregados de educação sobre a transição das crianças da educação pré-escolar para o 1.° ciclo do Ensino Básico. Organizada pelo departamento da Educação Pré-Escolar e dinamizada pelo especialista convidado, Doutor Miguel Borges, durante a sessão, os pais tiveram a possibilidade de refletir, à luz da ciência, sobre os aspetos mais importantes nesta transição. Houve oportunidade de esclarecer dúvidas e de partilhar experiências. 

    Ao Doutor Miguel Borges deixamos o nosso profundo agradecimento por mais esta colaboração em prol de uma educação de qualidade.

  • TTP1C1.jpg
  • TTP1C2.jpg
  • TTP1C3.jpg

 
 
PARTICIPAÇÃO NA CONFERÊNCIA DOS OCEANOS EM LISBOA
 

 

PROJETO TROCA DE CORRESPONDÊNCIA

    No dia 9 de junho, a turma do 6.º J do AE de Valadares, que participa com a turma do 6.º C do AE de Mogadouro no projeto Troca de Correspondência, atividade no âmbito da disciplina de Português, foi visitar Mogadouro, a terra dos seus correspondentes.

     Esta atividade teve por objetivo principal motivar os alunos para a escrita e desenvolver o seu lado social, valorizando a amizade e a troca de experiências. Assim, ao fim de meses de troca de correspondência, foram visitar a escola e a vila de Mogadouro. Neste dia, os alunos foram recebidos ao som das Gaitas de Foles e com a dança das Pauliteiras, uma tradição daquela zona do país. De seguida, fizeram um roteiro pela vila de Mogadouro, visitaram a exposição dos Caretos e passaram uma tarde divertida no Parque Espelho d' Água. Com esta atividade foi possível reduzir a dependência das redes sociais, tanto na troca de cartas, como no dia fantástico que passaram em Mogadouro, pois colocaram os telemóveis de lado dando lugar à brincadeira e à amizade.

     Foi um dia em grande!

 

DÁDIVA DE SANGUE

     Como previsto, no dia 7 de junho, entre as 9h00 e as 12h30, decorreu na escola Básica de Valadares, uma dádiva de sangue em colaboração com o Instituto Português do Sangue e da Transplantação aberta a toda a comunidade educativa. Foram muitos os que se juntaram a esta iniciativa e que contribuíram para aumentar a qualidade de vida de milhares de doentes que, todos os dias, dependem de transfusões de sangue para continuarem a viver.

      A equipa do Projeto de Promoção e Educação para a Saúde expressa o seu agradecimento a todos os que participaram nesta iniciativa dando o seu contributo para o serviço público de saúde, com elevado espírito de solidariedade e cidadania.

 

PRÉMIO ESCOLA MISSÃO CONTINENTE

    Neste ano letivo de 2021/2022, na 6.ª edição do Programa Escola Missão Continente, participaram 655 Escolas, 70 074 Alunos e 5110 Professores... e no dia 6 de junho, em Lisboa a turma do 2.º ano da EB1/JI de Francelos recebeu o prémio do 2.º lugar na categoria de 1.º/2.ºano.
    Participamos porque acreditamos que é desde cedo que se criam os bons hábitos que se levam para toda a vida. O nosso lema é “Por uma geração mais saudável e consciente”. Parabéns!