Programa de Acompanhamento Educação Especial - Respostas educativas
Após a visita de uma equipa da Inspeção Geral de Educação e Ciência, que analisou o Agrupamento de Escolas de Valadares sob o ponto de vista do Planeamento e Organização da Educação Especial e da Resposta Educativa e dos Resultados dos Alunos, divulga-se o respetivo relatório onde se indicam os pontos positivos e os aspetos a melhorar.

Relatório


Toneladas de ajuda

A Escola Básica de Valadares participou na Campanha Toneladas de Ajuda, promovida pela Suldouro no ano letivo 2016/17, tendo entregue 301 sacos de resíduos de embalagem, enviados posteriormente para reciclagem.

O Subdepartamento de Ciências Naturais agradece a toda a comunidade educativa pelo empenho e envolvimento na Campanha, que resultou em 262 euros entregues à nossa escola. 


Acessibilidades do Recursos Educativos Digitais...

O Departamento de Educação Especial da EB 2/3 de Valadares, dinamizou no dia 15 de maio, mais uma iniciativa no âmbito dos “Encontros com…” Como tem sido habitual, a palestra decorreu na biblioteca deste Agrupamento que simpaticamente acolhe todos os convidados e participantes. Desta vez, o nosso convidado foi o Professor Doutor Rui Teles, docente de Tecnologias Educativas na Escola Superior de Educação do Politécnico do Porto.

saiba mais


Comemoração do Dia do Sol

Como é já habitual, o nosso Agrupamento comemorou, no passado dia 3 de maio de 2017, o Dia do Sol. Na Biblioteca da Escola teve lugar uma sessão com a Drª Natividade Rocha, médica dermatologista do Centro Hospitalar de Gaia. À sessão assistiram dois alunos de cada turma da Escola  que posteriormente transmitiram à turma todas as informações recolhidas. Foram também oferecidas Tshirts, bonés e brochuras a todos os alunos participantes. Durante a semana de 2 a 5 de maio os chapéus produzidos pelos alunos estiveram em exposição para que todos os alunos pudessem votar neles. Os prémios serão atribuídos no Sarau dos Quadros de excelência. O nosso agradecimento à Drª Natividade Rocha, pela excelente sessão e pelas ofertas que teve a amabilidade trazer para os alunos.

 

Inauguração das obras de reabilitação das EB1

 
O Sr. Presidente da Cãmara Municipal de Vila Nova de Gaia visitou três Escolas Básicas do Agrupamento de Escolas de Valadares (Lagos, Vila Chã e Campolinho1). Esta sua visita serviu também como inauguração das obras de reabilitação que se realizaram nestas três escolas que só foi possível graças ao esforço do executivo da Câmara Municipal em colaboração com a equipa do Sr. Diretor do Agrupamento Prof. Gil Augusto Jorge.

PHDA em contexto escolar

Decorreu no passado dia 15 de março, mais uma iniciativa no âmbito dos “Encontro com…”, com a organização do Departamento de Educação Especial do nosso Agrupamento.

«saber mais»


Formação - Síndrome do Autismo

A nossa colega, Noémia Coleta, disponibilizou-se, uma vez mais, para desenvolver uma ação de formação na área da sua especialidade: o Autismo. Esta ação enquadrou-se no plano de formação do nosso centro de referência: Centro de Formação Aurélio Pais dos Reis.

«saber mais»


Mostra de ofertas
educativas e formativas


Projeto +Saúde

 

No passado dia 17 de fevereiro, nas instalações da Escola EB 2/3 de Valadares, decorreu o lançamento do projeto "Mais Saúde, Melhor Futuro", da Editora Santillana e da responsabilidade da professora deste Agrupamento, Isabel Faria.
Estiveram presentes professores, assistentes operacionais e técnicos, assim como diversas entidades: Fundação Mota Engil, Liga Portuguesa contra o Cancro, Sociedade Portuguesa de Hipertensão, Associação Portuguesa dos Nutricionistas, DGS, ARS Norte e Programa para a promoção da Alimentação Saudável. Esta apresentação contou ainda com a presença do Chef Hélio Loureiro, para um momento de degustação, e com um momento musical, proporcionado pelos Professores Jorge Silva e Alfredo Vieira, acompanhados pela aluna Íris Leite, do 6.º C.
Trata-se de um projeto inovador e de âmbito nacional, que visa a promoção da saúde, destinando-se a toda a comunidade escolar em geral.

É mais um motivo de orgulho deste Agrupamento. Por isso, obrigado, Isabel!

Palestra sobre Dislexia

No âmbito dos “Encontro com…” o Departamento de Educação Especial do nosso Agrupamento promoveu no passado dia 7 de dezembro, uma palestra, que teve lugar na Biblioteca da EB 2,3 de Valadares, sobre a temática da Dislexia, dinamizada pelo Prof. Dr. Octávio Moura.

«saiba mais»


Aulas Práticas no Museu de Ciências

 

À semelhança de anos letivos anteriores, decorreram, entre 29 de fevereiro e 11 de março, aulas práticas no Museu de Ciências, destinadas a todas turmas do 6.º ano.
Devido à especificidade dos trabalhos, em cada turma estiveram presentes quatro professores, que registaram, com agrado, o interesse e a atenção dos alunos na execução das atividades.

Mais uma vez se constata que estas aulas práticas contribuem para um melhor aproveitamento dos alunos, pelo que se devem repetir.

Grupo de Danças

No passado dia 22 de fevereiro, o Grupo de Danças do Agrupamento de Escolas de Valadares, sob orientação da Professora Conceição Almeida, deslocou-se ao Lar José Tavares Bastos, da Misericórdia de Gaia, na Madalena, a fim de proporcionar umas horas de convívio aos seus utentes. Acompanharam, ainda, este grupo os Professores José António Neves (momentos de poesia), Jorge Silva (acompanhamento musical) e Alfredo Silva (com o Grupo Coral de Alunos). Houve, também, a atuação de um pequeno grupo de alunas de Dança.
Foi uma iniciativa muito agradável para todos, tendo a empatia sido geral. Os utentes do Lar manifestaram o seu agrado pela tarde bem passada.
Mais uma vez, ficou provado que a Escola tem um papel ativo na comunidade, sendo de extrema importância a interação entre todos os seus elementos.

Corta Mato Distrital

Este Agrupamento de Escolas louva e agradece o forte espírito de sacrifício dos alunos participantes neste corta-mato, pelo elevado número de horas a que estes alunos estiveram sujeitos debaixo de condições climatéricas adversas.

É de enaltecer e louvar, o 3.º lugar, entre 460 participantes, do aluno Octávio Brito, o 12.º (que foi efetivamente um 11.º lugar, não fosse o engano do responsável na meta), entre 400 participantes, da aluna Mariana Truta, e o 19.º, entre 482 participantes, da aluna Joana Rocha.

Filmes a concurso Chef Fish da DECO

O Agrupamento, por intermédio do Projeto de educação para a Saúde,  em articulação com o Curso Vocacional, com  professor Fernando Gomes, responsável pela elaboração dos pratos e com o professor Lino Lobão responsável pela realização e edição dos filmes, concorreu a este concurso de vídeos culinários com os seguintes pratos: Bacalhau confitado com alho, húmus, grelos e pimentos tricolores (da nossa horta) e Polvo com ragoût de bivalves e açorda de legumes, salada do campo( da nossa horta) e vinagrete de mostarda . De acordo com o regulamento deste Concurso, a avaliação decorrerá de 8 a12 de março de 2016, e a divulgação dos vencedores será a 15 de março de 2016 – Dia Mundial do consumidor.

"Lançamento do Livro "Tu podes: lê e previne"

O Agrupamento, por intermédio do Projeto de Educação para a Saúde, esteve representado no Ateneu Comercial do Porto, no passado dia 29 de janeiro, na sessão de apresentação do livro “ Tu podes: lê e previne!” Na elaboração deste livro participou uma aluna do 6º F da Escola EB 2/3 de Valadares, no ano letivo 2013/2014, Inês Martins Silva- 3º prémio.
A Escola EB2/3 fez a apresentação deste livro à comunidade escolar, no passado dia 15 de fevereiro, pelas 18.00h, na Biblioteca da Escola com leitura de textos, momento musical com o professor Alfredo Vieira, presença de uma ginecologista para esclarecimento de dúvidas e a Drª Cristiana Fonseca do DES da Liga Portuguesa contra o Cancro - NRN.

 


"É Bom Reciclar"

Promovendo o hábito da reciclagem desde muito cedo, procurou o JI de Campolinho2 incentivar os alunos à recolha de escovas de dentes inutilizadas. Para isso inaugurou no passado dia 1 de fevereiro um "Eco-Escovinha" para efetuar a referida recolha.

Dia Internacional da Pessoa com Deficiência

Num referencial de uma Escola Inclusiva, promotora da Igualdade de Oportunidades, da Democraticidade e da Responsabilidade Cívica e Participativa de todos os seus membros, o Departamento de Educação Especial, no passado dia 3 de dezembro de 2015, promoveu uma série de atividades alusivas ao Dia Internacional da Pessoa com Deficiência.
As linhas basilares desta iniciativa remetem para esta dimensão da formação humana, que reconhece e valoriza as competências individuais de cada um, a diversidade e a diferença, como alicerces de uma Escola em que a heterogeneidade acrescenta valor, conhecimento e desafia todos na construção de respostas educativas voltadas para a igualdade de oportunidades, face a percursos, a expectativas, a competências e a ritmos de desenvolvimento e aprendizagem tão diferentes.
Neste âmbito, a dinamização das atividades desenvolvidas, em todas as escolas do agrupamento, visou sensibilizar e promover, junto dos alunos e de toda a comunidade educativa, a consciencialização de que ser Diferente é um valor!
Neste sentido, o recurso à exploração de histórias, à visualização de vídeos, à criação de murais, de marcadores de livro, ao lançamento de balões, entre muitos outros, são alguns exemplos do conjunto de propostas realizadas, em torno desta temática.

«ver atividades»


Dia do Não Fumador

 

Nos dias 16 e 17 de novembro, a Escola EB 2/3, como é tradição, comemorou o Dia do Não Fumador. Este ano comemoramos esta data pela positiva: praticar desporto em vez de fumar.
Nos Ginásios da Escola tiveram lugar as seguintes actividades:

  • No dia 16, pelas 15.20h, uma Mega Aula de Body Combat com o professor  Nuno Sousa.
  • No dia 17 pelas 10.15h, uma Mega Aula de Treino Funcional com o professor Fábio Almeida e uma Mega aula de Zumba com a professora Gisele Costa. Estas actividades tiveram uma enorme adesão por parte dos alunos e alguns professores da Escola.
s nossos agradecimentos aos professores e à Academia BEST CLUB de Valadares.

Feira de Outono - EB1/JI Campolinho2

A Escola E.B.1/ J.I. Campolinho 2 organizou nos dias 9, 10 e 11 de novembro do ano corrente uma Feirinha de Outono. Para que tal evento tivesse sucesso contámos com a colaboração preciosa de todo o corpo docente e não docente do estabelecimento de ensino e de todos os alunos e pais/ encarregados de educação.
Tivemos banquinhas diversificadas para que cada um pudesse escolher os produtos mais a seu gosto. Desde um simples café com bolachas ou bolinhos caseiros, passando pela bela e doce marmelada ou por maravilhosos produtos frescos as manhãs e os fins de tarde destes dias foram uma agitação saudável de cordialidade e entreajuda de toda a comunidade educativa. Aproveitámos ainda para lançar o Jornal Escolar “Palavras Soltas”. A Feirinha terminou em grande com o Magusto da Escola onde não faltou a tradicional fogueirinha e as deliciosas castanhas assadas.
Agradecemos a todos os que de alguma forma colaboraram e estiveram presentes nesta inesquecível iniciativa da Escola. Para quem não teve conhecimento ou por alguma razão não pôde comparecer ficam aqui algumas imagens do que se passou.

 

Jardim de Infância de Campolinho2

Mantendo a intensa atividade que as escolas do Primeiro Ciclo e Jardins de Infância do nosso Agrupamento nos habituarm, o Jardim de Infância de Campolinho2 assinalou com particular destaque dois momentos que consideramos importantes divulgar neste espaço. Veja como, a brincar, se pode aprender se pode aprender:

«halloween»

«pinkoctober»


Pink october

 

No passado dia 30 de outubro, por iniciativa do Projecto de Educação para a Saúde, em articulação com a Liga Portuguesa contra o Cancro e com os professores de EMRC, o Agrupamento comemorou o dia de sensibilização para o cancro da mama.
Os elementos de todo o Agrupamento escolar vieram vestidos de rosa. Na EB2/3 foram oferecidos laços rosa e gravatas rosa elaborados pelo Curso Vocacional e folhetos disponibilizados pela liga Portuguesa contra o cancro. As professoras responsáveis pela Biblioteca da Escola ofereceram um poema dedicado à Mulher, elaborado pelo professor José Neves. Simultaneamente foi iniciado o peditório da Liga Portuguesa contra o Cancro - actividade usual e dinamizada pelos professores de EMRC.
Nas EB1 e JI decorreram atividades sobre a mesma temática fechando-se assim o ciclo de 15 a 30 de outubro totalmente dedicado a esta causa ao qual demos o nome de "pink october".


Dia da Terra

Numa parceria entre a Biblioteca da escola e o grupo de Geografia, realizou-se no dia 22 de abril uma Palestra alusiva ao “Dia do Planeta Terra”.
«Ler mais»

Feira de Orientação Vocacional

Espantalhos na horta

O J.I. de Campolinho 2 participou na campanha/projetos escolares " Espantalhos na horta ", no âmbito do Plano de Educação Ambiental, do município da Câmara Municipal de V.N. Gaia.




No âmbito das comemorações do 25 de abril, realizar-se-á, na próxima sexta-feira, dia 24 de abril, pelas 10 horas, na biblioteca da EB2/3 de Valadares, uma apresentação /debate sobre a guerra colonial que incluirá momentos de poesia e música.

Estará presente o Presidente da Associação de Deficientes das Forças Armadas.

A pelestra será seguida de debate com questões colocadas pelos alunos.


Como avaliar em Educação Especial?
No passado dia 4 de março, o Departamento de Educação Especial assistiu a mais uma sessão de um Encontros.com, desta vez subordinado à temática: Baterias de Avaliação para aplicar na Educação Especial.

Dia Internacional da Mulher

Aulas experimentais de Ciências Naturais
Horta

Durante o mês de fevereiro, deu-se início às atividades experimentais em Ciências Naturais, conforme planificado no princípio do ano escolar, pela equipa da Horta Pedagógica.
Após a construção das hortas verticais, nas aulas de Educação Tecnológica do 5°E, 6°D, 6ºF e 6ºI, do professor Raul Ferreira e de colocadas em local destinado para o efeito, os alunos de 8º ano dos professores Natália Barbosa, Elisabete Fernandes e Marco Mendonça prepararam as hortas verticais e iniciaram os procedimentos experimentais para estudo da influência dos factores abióticos no desenvolvimento das plantas, mais especificamente na germinação de sementes.
Este estudo será feito durante um certo período de tempo pelos alunos e contribuirá para o desenvolvimento de competências na área das Ciências Experimentais, como já é tradição na Escola EB2/3 de Valadares.


Dia da não violência - Dia da Paz

A EB1/JI da Capela comemorou este dia com a partilha de algumas atividades.
Os alunos vieram vestidos com uma camisola branca. Os meninos do Jardim de Infância foram às salas do 1º ciclo ensinar os colegas a fazer um “cocas”, no qual foram escritas frases e palavras alusivas ao dia. Em cada sala, foi passado um filme sobre a violência. Houve uma reflexão sobre o filme e foram explicados os vários tipos de violência e sinais de alerta. Os alunos foram elucidados sobre formas de denunciar casos de violência e pintaram-se imagens alusivas ao tema. Finalizou-se com um filme de John Lennon “Imagine”, que estava traduzido, tendo tido a possibilidade de compreenderem as mensagens de paz.

Na Escola EB 2/3 de Valadares

  Durante este dia, foram cumpridas todas as atividades previstas no programa. Os alunos selecionados para as sessões na Biblioteca mostraram-se muito participativos e atentos, tendo transmitido às respetivas turmas, na aula de Cidadania, as informações recolhidas. As temáticas abordadas e intervenientes foram:
- Dia da Não Violência – História e surgimento - Psicóloga Jeni Carneiro
- Educação Para a Paz - Agente Nuno
- Atitudes Não Violentas e Assertividade - Alunos Vocacional (Lúcia e Pedro)
- Assertividade na promoção da saúde - Profª Isabel Faria
- Bullying (na escola, no namoro e cyberbullying) - Criminologista e treinador de futebol Diogo Carvalho e Psicólogas Carina Santos e Paula Moreira.
     Para além das sessões, houve também um momento musical, a cargo do professor Jorge Silva e um apontamento de dança orientado pela professora Conceição Morais.
     Toda a comunidade educativa foi envolvida no desenvolvimento de atividades e de trabalhos expostos no Dia da Não Violência
     Agradecemos a todos os que colaboraram neste dia, em especial às Escolas EB1 de Cadavão, da Capela, da Junqueira e ainda o Jardim de Infância do Agro pela concretização, em articulação, com sucesso, dos objetivos propostos.

Organização: SPO/PES

Dia Paz1
Pelo Grupo de Educação Especial
No passado dia 31 de janeiro, o Departamento de Educação Especial assinalou o Dia Escolar da Não-Violência e da Paz. As docentes de Educação Especial procuraram refletir sobre a temática junto de todas as turmas, promovendo a educação para os valores e
favorecendo o emergir de sentimentos de solidariedade e de justiça entre todos.
Houve atividades para todos os gostos!
«Saber mais»

Comunicação da Prof.ª Isabel Faria na FPCEUP, em representação do nosso Agrupamento
No dia 22 de Janeiro, a profª Isabel Faria, Coordenadora do PES, participou no IV Ciclo de Debates do OBVIE - Observatório da Vida nas Escolas, na Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da UP, no debate dedicado ao tema "Ressignificando o currículo escolar: Educação para a saúde em debate". Na sua comunicação apresentou o trabalho desenvolvido no Agrupamento de Escolas e Valadares, neste domínio, apresentando vários exemplos de projetos e atividades realizados. Neste debate participaram também a Dra. Cristiana Fonseca, da Liga Portuguesa contra o Cancro e o Dr José Precioso, do Instituto da Educação da Universidade do Minho".

Ilustrações dos Descobrimentos Portugueses

Trabalhos realizados pelas turmas do 6º C e 6º N, na disciplina de Educação Visual, com pastel de óleo e pastel seco, em articulação com História e Geografia de Portugal, no âmbito da visita de estudo efetuada ao Parque Temático dos Descobrimentos, no Porto.


Corta-Mato

No dia 10 deste mês, decorreu o nosso Corta-Mato, brindado por um dia frio, mas muito ensolarado. Mais uma vez, os nossos alunos participantes revelaram, de forma entusiasta e com muito fair play, o gosto que têm vindo a desenvolver por esta modalidade. Pela primeira vez, foi alargada a participação ao 1º ciclo, tendo sido representado unicamente, mas de forma admirável, pela escola de Campolinho 2.
O evento saiu abrilhantado com os simpáticos patrocínios da Vitális, Imperial e Panrico que permitiram que os cerca de 350 alunos recebessem água, chocolates e madalenas, para melhor restabelecerem a energia despendida.

Isabel Barbot


Eco-Escolas
Dia das Bandeiras Verdes

A convite da câmara, o J.I.Campolinho 2 participou no dia das bandeiras verdes, no pavilhão desportivo municipal de Vila Nova de Gaia.
O que fizemos?

  • Vimos a exposição.
  • Participamos em diversas atividades.
  • Convivemos com crianças e alunos de todo o país.
  • Estivemos com o Filipe Pinto.

Foi muito divertido!

 

Comemoração do Dia do Não Fumador

No passado dia 17 de novembro, a Escola EB 2/3 comemorou o Dia do Não Fumador pela positiva: praticar desporto em vez de fumar.
No Polivalente da Escola, pelas 16.30h, decorreu uma Mega Aula de Zumba com o professor José Canossa, com o lema “ Em vez de fumar vamos zumbar” que obteve uma enorme adesão por parte dos alunos e alguns Encarregados de Educação, que também não quiseram deixar de estar presentes.
Queremos endereçar os nossos agradecimentos ao professor José Canossa pela sua presença na Escola e pela forma criativa e entusiasta como dinamizou esta aula.


Dia da Música

No âmbito da comemoração do Dia Mundial da Música, no dia 1 de outubro a Escola E.B.2,3 de Valadares encheu-se de melodias. Os alunos do 5.º ano deslocaram-se à Biblioteca Escolar para assistir ao concerto pedagógico “ Pedro e o lobo”, atividade em articulação com os professores de Educação musical.
 Os professores de Educação musical proporcionaram, também, aos colegas um agradável momento, que trouxe à biblioteca uma plateia entusiasta!


Workshop "Ervas Aromáticas"

Integrada nas atividades da Horta Pedagógica, realizou-se uma feira de ervas aromáticas no dia 28 de outubro, pelas 13.30h, no polivalente da Escola, que registou grande afluência.
Nesse mesmo dia, pelas 15h, na Biblioteca da Escola, teve lugar o workshop “ Ervas aromáticas” com a presença de Professores, Assistentes Operacionais, Encarregados de Educação e Alunos. Nessa sessão, os presentes puderam aprender mais sobre a utilização das ervas aromáticas em receitas de cozinha, evitando o excesso de sal e de açúcar. Foram também transmitidos conhecimentos acerca da riqueza nutricional desses alimentos, bem como da sua utilização para tratamento de alguns problemas de saúde.
No final, foram oferecidos alguns exemplares de ervas aromáticas à Horta Pedagógica da Escola.

 

 

Dia Internacional da Pessoa com Deficiência

O Departamento de Educação Especial promoveu, no passado dia 3 de dezembro, diversas atividades de sensibilização sobre a diferença nas escolas do nosso agrupamento para comemorar o Dia Internacional da Deficiência.

saiba mais


Canções Solidárias - Natal diferente para os sem abrigo

No dia doze de dezembro de dois mil e dezasseis, a turma do 6ºB da Escola E.B. 2/3 de Valadares deslocou-se à rua Cimo de Vila, na Batalha, Porto, a uma associação de voluntários de ajuda aos desfavorecidos.
     A iniciativa surgiu do professor de Educação Musical, Jorge Santos Silva, que, em colaboração com os alunos, preparou e ensaiou um repertório de oito músicas de Natal. Os alunos foram acompanhados pelo docente, pela Diretora de Turma e pelos Encarregados de Educação.
     A turma cantou e encantou todos os presentes, sendo que o principal objetivo foi concretizado: levar um pouco de espírito natalício e de solidariedade a quem mais precisa.
    De salientar a preciosa colaboração de todos os Encarregados de Educação que contribuíram com bens alimentares para ajudar a instituição que serve mais de cem refeições por dia.
     Foi, sem dúvida, uma experiência gratificante e que se irá, certamente, repetir no futuro.

Prémio eTwinning

O Jardim de Infância de Valadares-Agro foi, pelo segundo ano consecutivo, premiado pelos seus "projetos etwinning".
O Projeto "Da formiga à lagartixa - a descoberta da biodiversidade no meu recreio" recebeu um Selo de Qualidade Nacional e um Selo de Qualidade Europeu.
Parabéns aos nossos meninos e meninas!...

A contribuição dos Pais no sucesso escolar dos filhos


Desporto Escolar

A aluna Isabel Monteiro do 6º D, fruto da sua motivação e persistência, conquistou o 4º lugar no torneio distrital C.L.D.E-Porto (Infantis-B)

Parabéns para a Isabel que com tanto empenho representou a nossa escola.


Parceria com o Instituto de Ciências Biomédicas Abel Salazar - Faculdade de Medicina - Porto

 
No âmbito da parceria estabelecida entre o Agrupamento - Projeto de Educação para a Saúde e o ICBAS - Mestrado Integrado em Medicina, unidade curricular “Saúde Comunitária II Trabalho na Comunidade” (SCII TC), foram dinamizadas sessões sobre “Pediculose” na Escola EB1 de Vila Chã, com a colaboração da sua Coordenadora, professora Conceição Lobão: duas sessões para terceiro e quartos anos no dia 12 de maio e uma sessão para Encarregados de Educação, no dia 19 de maio. As sessões destinadas aos alunos, foram muito bem organizadas pelos alunos do ICBAS, que as dinamizaram de uma forma muito explícita e muito bem adequada à faixa etária dos alunos. A sessão para os Encarregados de Educação também foi uma sessão dinâmica e informativa para todos os que a ela tiveram oportunidade de assistir.

Exposição “O Património – Dar um futuro ao passado”

 

No sentido de contribuir para a educação patrimonial e sensibilizar para a importância da preservação dos bens patrimoniais como elementos de reforço da identidade nacional e cultural, o departamento de Ciências Humanas e Sociais organizou a exposição “O Património – Dar um futuro ao passado”.
A exposição decorreu de 23 a 29 de abril, na Biblioteca da Escola EB 2/3 de Valadares e contou com o apoio das professoras, Maria Alexandra Oliveira e Maria José Almeida, professoras bibliotecárias, editora Santillana, e entidades locais que, gentilmente, disponibilizaram recursos didáticos, réplicas e/ou bens que fazem parte do nosso património.

Este foi mais um momento em que unimos esforços para continuar a melhorar a qualidade da educação dos nossos alunos.

Viagem ao Centro da Terra

 

No âmbito do Projeto Exposição na Escola, sob o tema "Viagem ao Centro da Terra", o subdepartamento de Ciências Naturais dinamizou esta atividade com exposição de cartazes e trabalhos realizados por alunos de 7º ano e visionamento de um filme, em sala de aula. Com esta atividade desejamos que os alunos usufruam de uma experiência divertida e memorável, demonstrando, ao mesmo tempo, que a Educação Científica pode ser um exercício plural, criativo, em que a aplicação de conceitos de Geologia nos permite compreender, de forma integrada, o Mundo em que vivemos.

 


Competições Nacionais de Ciências na Universidade de Aveiro
 

No dia 9 de maio decorreram as Competições Nacionais de Ciências na Universidade de Aveiro.

A EB1/JI de Francelos participou nestas interessantes competições com a turma do 3º ano da professora Dina Montezinho e com a turma do 4º ano da professora Paula Sá. Dos 50 alunos, 30 realizaram a prova do DIZ3 (questões de 4º ano de matemática, português e estudo do meio) e os restantes fizeram a prova NOTA+ (educação financeira).
Entre 58 escolas, Francelos destacou-se com um magnífico 2º lugar no DIZ3 e um 6º lugar no NOTA+!
Os alunos Leonor Vieira e Pedro Taveira ficaram em 2º lugar na prova DIZ3 com zero erros e realizada em 4minutos e 20 segundos (possuíam 20 minutos para a fazerem) num universo de 465 equipas!!! Todos os outros alunos também foram fantásticos! Juntos formamos uma equipa de sucesso! Parabéns a todos!


Dia do Sol

 

No passado dia 4 de Maio, por iniciativa do Projeto de Educação para a Saúde, o Agrupamento  comemorou o Dia do Sol.
 O dia iniciou com um desfile de cerca de 200 chapéus com muita criatividade. Estiveram presentes na EB 2/3 as Escolas EB1 e Jardim de Infância da Junqueira, a quem agradecemos a participação empenhada. Seguiu-se uma sessão sobre “prevenção do Cancro Cutâneo”, com o Dr Manuel Campos do Centro Hospitalar de Gaia/Espinho, onde estiveram representadas todas as turmas da Escola EB2/3. Esses representantes transmitirão, de seguida, à turma, as informações recolhidas. Os prémios para os melhores chapéus serão entregues no sarau de entrega dos prémios dos quadros de Excelência a realizar no dia 20 de Maio.


Feira de Orientação


Toneladas de ajuda

Nos dias 1, 2 e 3 março, por iniciativa do subdepartamento de Ciências Naturais, realizaram-se sessões com os alunos de 2º e 3º ciclo, dinamizadas pela Empresa Suldouro e inseridas no projeto “Toneladas de Ajuda”. Este projeto tem como objetivo sensibilizar a comunidade educativa para o respeito pelo meio ambiente, conduzindo à adoção de comportamentos conscientes e eficientes, nomeadamente a redução, reutilização e a promoção da reciclagem dos resíduos.

Estamos inscritos neste projeto. Como funciona?

1.º A Escola define um projeto social que pretende apoiar;

2.º Alunos, professores e funcionários separam resíduos de embalagens de papel e cartão, plástico, metal e embalagens de cartão para alimentos líquidos e depositam-nos nos sacos entregues pela Suldouro;

3.º No final do ano letivo, a Suldouro irá apoiar os projetos sociais em função das quantidades de resíduos de embalagem recolhidas.

Saiba mais aqui.

A tua Escola tem Toneladas de Ajuda para dar!

Separa e ajuda quem mais precisa!


Consumo de Produtos Hortícolas na prevenção do cancro Colo-Retal

No passado dia 24 de fevereiro, teve lugar na Biblioteca da escola EB 2/3 de Valadares uma palestra de sensibilização para a importância do consumo de produtos hortícolas na prevenção do Cancro Cólo-Retal onde a Prof.ª Isabel Faria, professora de Ciências Naturais e mentora do PES (Projeto de Educação e Saúde) da nossa escola, partilhou os seus  conhecimentos de nutrição na prevenção do cancro Colo-Retal, como resposta a um convite feito pela Equipa da Horta Pedagógica


Exercício de Evacuação


Novas Tecnologias
os perigos à espreita


Semana da Não Violência e da Educação para a Paz - 25 a 29  de Janeiro de 2016

Durante esta semana, foram cumpridas todas as actividades previstas no Programa. Na Escola EB 2/3 os alunos seleccionados para as sessões na Biblioteca mostraram-se muito participativos e atentos tendo transmitido às respetivas turmas, na aula de Cidadania, as informações recolhidas.

Para além das sessões previstas, houve também um momento musical, a cargo do professor Abílio Topa. Todo o Agrupamento esteve envolvido no desenvolvimento de atividades, nomeadamente na elaboração de frases, no abraço das 10.10h e ainda vir vestido para a Escola com uma peça de roupa branca.
Na semana de 1 a 5 de fevereiro serão expostos os trabalhos dos alunos do 1º ciclo ensino pré-escolar na Escola EB2/3.
Agradecemos a todos os que colaboraram, de uma forma tão intensa, neste dia.

SPO/PES

Poppy Day
 

“Poppy Day”, um dia para relembrar!
Papoilas simbolizando o sangue derramado pelos soldados que combateram na 1ª Guerra Mundial.
Às 11 horas, do dia 11, do mês 11, fez-se um minuto de silêncio na nossa escola.
Em novembro de 1918, a essa hora e nesse dia assinava-se o armistício.
No nosso jardim, floriu um belíssimo campo de papoilas, à semelhança do que nos é relatado no poema “In Flanders Fields”, da autoria de John Mc Crae, cujos primeiros versos são elucidativos:
In Flanders Field, the poppies grow,
Between the crosses, row on row.”

Este ano celebrou-se o “Poppy Day”, no âmbito da disciplina de Inglês e toda a comunidade educativa se envolveu, envergando uma papoila na lapela.
O hábito de usar uma flor, a papoila (em inglês poppy) remonta à 1ª Guerra Mundial, quando as batalhas em França e na Bélgica agitaram de tal forma as terras que as sementes de papoila, há muito adormecidas, floresceram no chão como nunca.
As professoras de Inglês, com a preciosa colaboração dos professores de EV e ET encarregaram-se da motivação dos alunos e dedicaram-se a elaborar motivos decorativos alusivos ao dia, que fizeram com que a nossa escola ficasse mais bonita, juntamente com todos os trabalhos realizados pelos alunos, nas aulas e em casa, envolvendo assim, também os Encarregados de Educação. A disciplina de História e Geografia de Portugal articulou com esta atividade, fazendo o enquadramento histórico da celebração, junto de todos os alunos, nas suas aulas. Em EMRC abordou-se a importância do papel desempenhado pela Cruz Vermelha e, nas aulas de EV e ET, os alunos elaboraram trabalhos que foram expostos, bem como as papoilas, com as quais se contruiu o campo de papoilas.
À tarde, para festejar o dia de S. Martinho, que coincidentemente se festeja na mesma data, houve um fantástico magusto. Comeram-se deliciosas castanhas assadas, os alunos estiveram felizes e tiraram-se imensas fotografias. Foi um dia para relembrar!


Palestra - Identificação de competências linguísticas

No âmbito de mais um «Encontros.com», o Departamento de Educação Especial, no passado dia 2 de dezembro de 2015, dinamizou uma palestra subordinada ao tema, “Teste de Identificação de Competências Linguísticas – T.I.C.L.”,com a participação da Doutora Felisbela Maria Rogério dos Prazeres Pinto.
O encontro decorreu na Biblioteca da E/B23 de Valadares, tendo como participantes docentes do ensino regular e de educação especial, que tiveram a oportunidade de saber um pouco mais sobre este recurso.

«ver mais»


Projeto Educação para a Saúde

Parceria com o Instituto de Ciências Biomédicas Abel Salazar


Recolha de medicamentos fora de uso/prazo
Em articulação com o Centro de Saúde da Boa Nova, decorre já a campanha de recolha de medicamentods de uso/prazo.

Horta Pedagógica - Arranque do ano letivo 2015/2016

Dando continuidade ao trabalho iniciado no ano letivo anterior, a equipa responsável pela “Horta Pedagógica” tem dinamizado as seguintes atividades:

  • colheita das abóboras e de cenouras;
  • limpeza do terreno;
  • preparação do terreno para sementeira;
  • sementeira de nabiças;
  • plantação de ervas aromáticas;
  • transplantação de árvores de fruta;
  • compostagem.

Estamos a planear uma plantação intensiva de ervas aromáticas na nossa horta e, para a realização desta atividade, contamos com os donativos que puderem vir a ser feitos pela comunidade escolar.
Reforçamos o pedido de colaboração com a atividade de compostagem através da deposição de resíduos domésticos resultantes da confecção de alimentos de origem vegetal crus (exemplos: cascas de legumes, frutos e ovos).

 


Dia Mundial da Alimentação

Por iniciativa e do Projeto de Educação para a Saúde e dos Subdepartamentos de Ciências Naturais, em articulação com a UCC da Boa Nova, no passado dia 16 de outubro, a Escola EB 2/3 comemorou mais um Dia Mundial da Alimentação.

As comemorações constaram de uma palestra” Ingestão de medicamentos- Cuidados a ter” na Escola EB2/3 pela Drª Joana Moura - Farmacêutica, para dois representantes de cada turma da Escola. Os alunos puderam ainda usufruir de um momento musical a cargo do professor Alfredo Vieira e do Coro da Escola e de uma feira de produtos farmacêuticos no polivalente da Escola. Na cantina da Escola foram servidas espetadas com fruta e os tabuleiros foram decorados com toalhetes oferecidos pela Liga Portuguesa contra o Cancro.
Em todo o Agrupamento e na UCC foram recolhidos medicamentos fora do prazo de validade.

Para comemorar este dia, o Agrupamento ainda participou no Desafio da Mimosa, com oferta de leite e lancheiras aos alunos do 1º ciclo e ensino pré-escolar.


Dia do Não Fumador


Sessão - "A contribuição dos pais no sucesso escolar dos filhos"

Aberta a toda a comunidade escolar, mas pensada especificamente para pais e encarregados de educação, esta sessão pretende ser um momento de reflexão que visa o sucesso escolar dos nossos alunos.


Manual de Boas Práticas

Está já a ser entregue o Manual de Boas Práticas de 2015-2016, do Projeto Educação para a Saúde. Nele poderá encontrar atitudes que irão contribuir para o bem estar do seu educando. Se ainda não o tem pode pedi-lo na escola. ele existe para o bem de todos.


Projetos Inovadores

No passado dia 23 de abril, o Prof. Alfredo que leciona a disciplina de Educação Musical na EB2/3 de Valadares foi um dos comunicadores numa sessão promovida pela Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação sobre o tema "Educação para a Cultura". Seguiu-se a atuação do Coro de Alunos e do Coro de Pais, Professores e Assistentes Operacionais do Agrupamento de Escolas de Valadares.


Resultados do Concurso de Ortografia

Desporto Escolar

Os alunos do Desporto Escolar – grupos Badminton Infantis e Iniciados - estão de Parabéns!
Destaque para as meninas, que obtiveram excelentes classificações, permitindo-lhes passar à fase Distrital do Porto.
Assim, temos nos Infantis e para os primeiros três lugares, as alunas Isabel Monteiro (1ª classificada), Joana Rocha (2ª classificada) e Inês Patrício (3ª classificada), do 5º ano, turma D.
 Nos Iniciados Singulares Femininos, o primeiro lugar foi alcançado pela aluna Ana Catarina Rodrigues, do 8º ano, turma A, e o segundo lugar obtido pela aluna Beatriz Couto, também do 8º ano, turma A.
Ainda neste escalão, passam à fase seguinte o par feminino, classificado em primeiro lugar, constituído pelas alunas, Ana Rita Amaral, do 8º ano, turma A e Joana Fraga, do 8º ano, turma B.


Corrida solidária
Dia 20 de março - das 9.30 às 12.30

Grupo de Danças do Agrupamento de Escolas de Valadares

O Grupo de Danças do Agrupamento de Escolas de Valadares, no passado dia 14 de fevereiro de 2015, visitou as instalações da Unidade de Cuidados Continuados e Estrutura Residencial – Ami Clihotel Gaia.
Realizámos uma pequena atuação para animar o Dia dos Namorados desta unidade, contribuindo assim para alegrar e marcar este dia!


Exposição de Pintura

Está patente, na nossa escola, uma exposição de pintura a guache, baseada na obra do artista plástico José de Guimarães. Os trabalhos foram realizados pelas turmas do 6.º J, L e M, em Educação Visual.
Nesta mostra, podemos encontrar composições gráficas com formas simplificadas, de grande poder comunicativo e expressivo.

 

Janeiras nos Paços do Concelho

No Dia de Reis, os nossos alunos da EB1 Campolinho 1 e da EB 2/3 de Valadares, cantaram “as janeiras” no átrio dos Paços do Concelho.
Para consultar a notícia completa e visualizar um pequeno vídeo, clica aqui.


Concurso de Marcadores de Livros

Consulta a listagem dos nossos “ilustres artistas” premiados.


Exposição de trabalhos de E. Visual e Expressões Visuais

Realizou-se, na nossa escola, uma nova série de exposições de trabalhos elaborados por alunos de 7º e 9º anos de escolaridade, nas disciplinas de Educação Visual e de Expressões Visuais.
Relativamente ao 7º ano, esta mostra apresenta composições plásticas inspiradas no estudo das representações geométricas, como a relação entre circunferências ou concordâncias (tangentes, espirais, ovais, óvulo e arcos), bem como trabalhos de observação e representação de formas visuais, nomeadamente a figura humana, realizados com lápis de grafite, técnica desenvolvida em articulação com a disciplina de Expressões Visuais ao longo do 7º ano.
 Quanto aos trabalhos de 9º ano, foram realizados durante o estudo da perspetiva cónica como sistema de representação, no âmbito do desenho de rigor.

 

Natal na Escola

A magia do Natal, ilustrada pelos nossos artistas.


Dia Internacional dos Direitos Humanos

Simbolicamente, no dia 10 de dezembro - Dia dos Direitos Humanos, foi decorada e exposta a Árvore dos Direitos Humanos, elaborada pela turma do 1ºano do curso Vocacional 3ºciclo de "Artes/Restauração/Informática".
A árvore contempla 25 estrelas, representando cada aluno. Cada ponta da estrela retrata cada uma das 5 dimensões humanas. Na  base de cada estrela, foram colocadas frases oriundas das reflexões dos alunos sobre o respeito por si próprios,  respeito pelos outros e pelos Direitos Humanos.
Todos os temas e conteúdos expostos na árvore foram trabalhados em grupo com os alunos do curso, em sessões dinâmicas promovidas pelo Serviço de Psicologia, e em colaboração com a disciplina de Artes que trabalhou a árvore com o material cedido pela Junta de Freguesia de Valadares.


Feiras do Livro
Bibliotecas do Agrupamento

ilustração de Ernesto Curita Salgado

Convite

Vimos por este meio convidar os Encarregados de Educação a visitar as Feiras do Livro que se encontram a decorrer nas Bibliotecas do Agrupamento (E.B. 2,3 de Valadares e E.B. 1 / JI da Junqueira).
Na Biblioteca da Escola E. B. 1 / JI da Junqueira, a Feira estará aberta aos Encarregados de Educação, no dia 15 de dezembro, entre as 15.30h e as 19.00h.
Na Biblioteca da Escola E. B. 2,3 de Valadares, a Feira estará aberta aos Encarregados de Educação, no dia 16 de dezembro, entre as 17.00h e as 21.30h.
Ficamos a aguardar a sua visita...


Dia do Mar / Dia do Peixe

Lançamento do Projeto aMAR ler 
17 de novembro

Esta comemoração foi iniciada com a leitura da obra “ O dia em que o mar desapareceu”, de José Fanha. A propósito desta foi feita uma sensibilização para a preservação do meio ambiente, destacando-se o meio aquático.
No dia 17 de novembro, nas cantinas foi servido peixe. Os Jardins de Infância, as Escolas do 1.º Ciclo e a Escola E.B. 2,3 decoraram diferentes espaços com peixes e outros motivos alusivos ao mar.
Na Biblioteca, no dia 18 de novembro, durante os intervalos da manhã, os professores foram convidados a assistir a um momento musical/poético e a uma apresentação sobre a importância do peixe na nossa alimentação.


Dia do Peixe

No dia 17/11/2014, o Agrupamento de Escolas de Valadares inicia o projeto “ amar ler” fazendo atividades que falam sobre a importância de comermos peixe.
O que fizemos?
1- Falamos da importância de comer peixe:

  • É fácil fazer a digestão do peixe
  • Comer peixe melhora a memória e a concentração
  • O peixe é rico em ômega 3
  • O peixe é bom para a pele, cabelos e unhas
  • O peixe tem vitamina d e cálcio, que faz bem aos nossos ossos
  • Devemos comer o peixe grelhado ou cozido
  • Devemos comer peixe pelo menos 2 vezes por semana.

2- Fomos à cozinha ver peixes.
3- Pintamos escamas nos peixes de papel.
4- Ouvimos a história “ arco-íris o mais belo peixe dos
oceanos “.

J.I.CAMPOLINHO 2


Dia Mundial da Alimentação

O Jardim de Infância da Junqueira celebrou o Dia Mundial da Alimentação desenvolvendo várias atividades, de entre as quais destacámos a confeção de compotas para venda à comunidade escolar. Os encarregados de educação colaboraram com os ingredientes e as crianças participaram na sua confeção e saborearam-nas. Estavam uma delícia!...
Esta atividade insere-se no âmbito do desenvolvimento do projeto sobre os animais e destina-se à angariação de fundos para as visitas de estudo ao Sea Life e à Quinta de Sto. Inácio, a realizar no final do ano letivo.
Esta iniciativa promoveu o convívio entre toda a comunidade educativa.

 

Visita de estudo ao World of Discoveries

Nos dias 6, 7, 8 e 9 de outubro, no âmbito da disciplina de História e Geografia de Portugal, os alunos do 6º ano realizaram uma visita de estudo ao World of Discoveries – museu interativo e parque temático dedicado à odisseia dos descobrimentos portugueses, em Miragaia, Porto.
Os alunos deixaram-se seduzir pela epopeia dos Descobrimentos "ao vivo”, mostrando-se interessados e interventivos. Esta foi uma experiência ímpar!

 

 

Sessão "Aprender Ciência"

No passado dia 2 de Maio, na Biblioteca da Escola teve lugar uma sessão com o Dr Bernardo Pinto, antigo estudante em Valadares, investigador do CINTESIS- Faculdade de Medicina- Hospital de S. João do Porto, e com vários prémios atribuídos pelo seu trabalho. Esta sessão “Aprender Ciência” destinou-se aos alunos do 3ºciclo e à turma do 6º D. Foi uma sessão importante e muito bem conduzida, em que se falou de vários assuntos, entre eles a importância da administração das vacinas nos primeiros anos de vida. Agradecemos ao Dr Bernardo Pinto, o facto de ter disponibilizado parte do seu tempo para se deslocar à nossa Escola e permitir assim aos nossos alunos, um contacto próximo com um prestigiado investigador na área da medicina.


Aulas no Parque de Serralves

No passado dia 3 de Abril as turmas A, B, C, D, E e J do 5º ano deslocaram-se ao Parque de Serralves para a atividade “ Cientistas no Parque” sobre animais. Nesta atividade, os alunos tiveram oportunidade de fazer uma revisão de alguns conceitos sobre animais vertebrados, já estudados nas aulas de Ciências Naturais, e de aprofundarem conhecimentos sobre animais invertebrados. Na segunda parte desta atividade, os alunos recolheram animais do solo e preencheram um Caderno de Campo com as suas características, nome comum e grupo taxonómico a que pertenciam. Foi um dia muito bem passado.


Parceria com o Instituto de Ciências Biomédicas Abel Salazar - Faculdade de Medicina - Porto

 

Mais uma vez este ano letivo o Projeto de Educação para a Saúde, do Agrupamento de Escolas de Valadares, em parceria com o ICBAS, no âmbito do Mestrado Integrado em Medicina, unidade curricular “Saúde Comunitária II Trabalho na Comunidade” (SCII TC) recebeu estes alunos na Escola EB 2/3.

«saber mais»


Projeto de requalificação e modernização das instalações da EB de Valadares

 

Perante uma audiência composta pela comunidade educativa que integra a dinâmica da EB de Valadares, foi apresentado, no dia 10 de Março, o projeto de requalificação e modernização da escola.
A obra, cujo investimento total ronda os 2,6 milhões de euros (1,7 milhões do Norte 2020, 150 mil do Ministério da Educação e 800 mil da Câmara Municipal de Gaia), está em fase de concurso, que demorará cerca de meio ano, estando previsto que possa arrancar ainda este ano.
Eduardo Vítor Rodrigues recordou que esta foi, "ao longo de anos, uma grande prioridade”, mas só este executivo conseguiu levá-la a bom porto, graças também à colaboração do Diretor do Agrupamento de Escolas de Valadares Prof. Gil Augusto Jorge.
Segundo o presidente da Câmara Municipal de Gaia, durante a intervenção, que durará cerca de um ano, não haverá interrupção de aulas, uma vez que a obra será feita por fases.
Atualmente, a EB de Valadares encontra-se em avançado estado de degradação, sendo que em alguns pontos a estrutura de betão pré-esforçado apresenta sinais preocupantes de conservação, acompanhados de alguma cedência.
Assim, a obra irá dotar a escola de condições de conforto térmico, acústico e de segurança, com a remodelação das salas de aulas, a criação de novas instalações sanitárias (na escola e no pavilhão desportivo), a melhoria das acessibilidades, pinturas exteriores e a construção de parques infantis.


Carnaval na EB de Lagos


Semana dos Afetos


Festa de Natal

No dia 16 de dezembro, pelas 21:30h, realizou-se a festa de Natal da nossa Escola.
Esta atividade teve como principais objetivos a expressão de sentimentos, o uso da imaginação e a expansão da criatividade. Por meio da arte, o ser humano recria e apreende o mundo dando-lhe uma dimensão que ultrapassa a mera lógica quotidiana, tendo assim, acesso a experiências que transcendem a linearidade do pensamento discursivo.
Também foi nossa convicção promover a alegria de fazer música, aproximar as pessoas e torná-las mais sensíveis, vencendo as resistências e inibições naturais, graças à facilidade com que a música atinge os sentimentos mais profundos.
Esta atividade proporcionou aos alunos momentos únicos, visto que, a maioria teve que subir ao palco e enfrentar um grande público, pela primeira vez. Salienta-se, também, os momentos de grande emoção vivenciados pelo público entoando as canções com o coro da nossa escola.

Dia do Não Fumador

 

No passado dis 17 de novembro, a Escola EB 2/3, como é tradição, comemorou o Dia do Não Fumador. Este ano comemoramos esta data com duas actividades:
Na Biblioteca da Escola teve lugar uma sessão” Ajudar os pais a deixar de fumar” pelos Dr Luís Vouga, Diretor de Serviço e cirurgião Cárdio-torácico e Daniel Martins, cirurgião Cárdio-torácico, ambos do Centro Hospitalar Gaia/ Espinho. Esta sessão muito bem dirigida, foi destinada, como é habitual, a dois representantes de todas as turmas da Escola.
No campo de Jogos da Escola teve lugar uma muito bem organizada demonstração de Corfebol com o apoio da Federação Portuguesa de Corfebol. Os nossos agradecimentos aos profissionais que se deslocaram à Escola.


Dia da Alimentação

Nos dias 16 outubro, o Agrupamento, como é tradição, comemorou o Dia Mundial da Alimentação com o tema “Alimentação saudável desde o nascimento” As comemorações constaram das seguintes actividades:

Sessões na Biblioteca para alunos da Escola EB2/3  de manhã e para mães de alunos do Agrupamento, da parte de tarde.


Sexualidade e vida afetiva na deficiência

No passado dia 20 de maio, o Departamento de Educação Especial deu continuidade a mais um ciclo de Encontros com…, desta vez subordinado à temática “Sexualidade e vida afetiva nas pessoas com deficiência”.
«Ler mais»

Comemoração do Dia do Animal

No dia 5 de junho, Dia Mundial do Ambiente, comemorou-se o Dia do Animal:

  • realizou-se uma mostra de animais de companhia;
  • uma exposição de trabalhos realizados pelos alunos;
  • o Veterinário, Dr. João Reis, veio à Escola falar-nos da importância dos animais e do cuidado a ter com eles;
  • a Associação Internacional Equestre - School Horses - trouxe os cavalos para  uma experiência de equitação;
  • as alunas do 7º C fizeram uma campanha e recolha de alimentos para cão e gato que entregaram na Associação AANIFEIRA.

Obrigada a todos que participaram e não nos esqueçamos que os animais são NOSSOS AMIGOS!



Ação de sensibilização sobre o Autismo
No dia quatro de março, o Departamento da Educação Especial promoveu uma ação de sensibilização sobre o autismo, diferente de todas aquelas que até hoje ouvimos ou vimos…
O autismo foi descrito e sentido por uma jovem autista e pela sua mãe.

Horta Pedagógica
Mais uma vez os meninos da Educação Especial deslocaram-se à horta pedagógica, para tratarem do seu canteiro.

Exposição de Artes Visuais
 

No Livro de Honra da Exposição foram realizados vários comentários, cuja espontaneidade é digna de se mostrar. No entanto, optou-se por colocar os originais, apesar de se verificar que, pontualmente, haveria uma ou outra correção linguística a fazer.


Semana da Leitura

Atividades durante o mês de fevereiro, nas Bibliotecas do Agrupamento

Durante o mês de fevereiro, as nossas Bibliotecas dinamizaram várias atividades, destacando-se as seguintes:
· Inauguração da Biblioteca da Escola da Junqueira;
· Comemoração do Dia da Internet Mais Segura;
· Comemoração do Carnaval, no âmbito do Projeto aMAR ler;
· Encontros com a escritora Joana Nogueira;
· Concurso de Poesia Interescolas do Concelho de Gaia.


Dia Mundial da Alimentação
Trabalhos realizados pelos alunos de 9º ano no âmbito da comemoração  do "Dia Mundial da Alimentação", na disciplina de Ciências Naturais.

Escritores no Agrupamento

A escritora Maria João Lopo de Carvalho e o escritor/ilustrador Pedro Leitão estiveram em algumas escolas do nosso Agrupamento.

«Ler mais»

Dia da Não Violência Escolar e Educação para a Paz

« Programa »


Celebrating Christmas

Natal é tempo de magia!
Professores e alunos encarnaram o espírito natalício e, cheios de entusiasmo, deitaram mãos à obra. As professoras de Inglês motivaram os alunos, os professores de Educação Visual colaboraram com as suas preciosas ideias e os alunos elaboraram símbolos e postais, nos quais escreveram mensagens, utilizando a língua inglesa.
Os pinheiros foram gentilmente fornecidos pelo Parque Biológico de Gaia.
Juntou-se tudo isto e o resultado é bem visível: o átrio da escola está fantástico!

MERRY CHRISTMAS!


P.E.S. - Exposição de trabalhos sobre Alimentação

No passado dia 9 de dezembro, os alunos do 8º ano, nas disciplinas de Educação Visual e Expressões Visuais, orientados pela professora Carla Domingues, procederam à exposição dos seus trabalhos sobre Alimentação, em articulação com o Projeto de Educação para a Saúde. Estas obras vieram enriquecer o espaço de refeições de todos os alunos da Escola EB 2/3.
Obrigada a todos os que colaboraram com o seu entusiasmo e ARTE.


Dia Internacional da Pessoa com Deficiência

O Departamento de Educação Especial promoveu, no passado dia 3 de dezembro, diversas atividades de sensibilização sobre a diferença nas escolas do nosso Agrupamento para comemorar o Dia Internacional da Deficiência.

«Ler mais»


Sessão sobre Autismo

O Departamento de Educação Especial continua a pôr-te a par das atividades que vai realizando.
No dia 19 de dezembro o departamento de educação especial reuniu para uma sensibilização ao tema “Autismo - Medidas de diagnóstico e de avaliação”, palestrado pela nossa colega, professora Noémia Coleta.

«Ler mais»


Concurso “ Toalhete saudável”

Foram selecionados os trabalhos vencedores do Concurso “ Toalhete saudável”, promovido pela Liga Portuguesa contra o Cancro, que decorreu na Escola durante o mês de outubro.  Os vencedores são do quinto, sétimo e oitavos anos:
Beatriz Baião do 5.º G,
Mariana Truta do 7.º A
Diana Fernandes do 7.º A,
Soraia do 8.º A
Estes trabalhos foram enviados para a Liga Portuguesa contra o Cancro e representarão a Escola EB 2/3 de Valadares no concurso nacional.
Oportunamente, será feita uma exposição na Escola com todos os trabalhos que participaram neste concurso.
Os nossos Parabéns a todos os participantes e em especial às vencedoras.

 

Exposição sobre Arquitetura Paisagista

Realizou-se na nossa escola uma exposição de trabalhos elaborados pelos alunos de 8º ano de escolaridade no final do ano letivo anterior, na disciplina de Educação Visual.
Esta mostra apresenta à comunidade escolar trabalhos de projetos para reformulação de um espaço ao ar livre existente na escola, realizados no âmbito do estudo da arquitetura, neste caso numa das suas variantes – a arquitetura paisagista. Foram aplicados diversos tipos de materiais de pintura, cujas técnicas foram desenvolvidas em articulação com a disciplina de Expressões Visuais ao longo do 7º e 8º ano de escolaridade.

 

Projeto Konta Komigo

No dia 17 de outubro, comemorou-se o Dia Internacional da Luta Contra a Pobreza, e o Projeto Konta Komigo, em parceria com a Escola Secundária de Valadares, com o apoio dos Jornais “Audiência” e o “Gaiense”, realizou o evento “O MAIOR SACO DE COMPRAS DO MUNDO”.
Esta iniciativa teve o objetivo de conseguir produtos e géneros alimentares, para ajudar famílias carenciadas, e continuar a apoiar os sem-abrigo.
O Jardim de Infância de Campolinho 2 colaborou nesta causa com a ajuda das famílias.
No dia 16 de outubro, os dinamizadores do projeto vieram agradecer a nossa participação, contar-nos uma história e realizar uma reportagem fotográfica para o jornal “Gaiense “.
No dia 17, fomos levar os alimentos recolhidos à Escola Secundária de Valadares e admiramos o saco de 3 metros de altura que estava exposto.

 

Dia de sensibilização para o cancro da mama

No passado dia 30 de outubro, por iniciativa do Projeto de Educação para a Saúde, em articulação com a Liga Portuguesa contra o Cancro e com os professores de EMRC, o Agrupamento comemorou o dia de sensibilização para o cancro da mama.
Nesse dia, foi colocado um grande laço rosa à entrada da Escola EB 2/3, junto ao nome da Escola. No interior, decorreu uma exposição de trabalhos do curso vocacional e do 7.ºA sobre o tema, mensagens elaboradas pelas turmas do 6.º C e do 9.º D e por alunos da biblioteca, e oferecidos balões e laços brancos e rosa, elaborados pelo curso vocacional, a todos os elementos da comunidade escolar.
Os elementos da comunidade escolar vestiram-se de rosa, nomeadamente na EB 2/3, na EB1/JI de Campolinho 1, EB1/JI de Campolinho 2 e EB1/JI de Francelos, revelando uma elevada adesão a esta ação de sensibilização.
Simultaneamente, foi iniciado o peditório da Liga Portuguesa contra o Cancro, atividade usual e dinamizada pelos professores de EMRC.

 

Exposição de trabalhos de Educação Visual

Realizou-se na nossa escola uma exposição de trabalhos da disciplina de Educação Visual, elaborados pelos alunos de 9.º ano de escolaridade, no final do ano letivo anterior.
É a primeira de uma série que apresenta à comunidade escolar trabalhos de observação e representação de formas tridimensionais/objetos, bem como de figura humana, realizados com lápis de grafite, técnica desenvolvida em articulação com a disciplina de Expressões Visuais ao longo do 7.º e 8.º ano.


A NIGHT AT SCHOOL


A MUSICOTERAPIA E OS ALUNOS COM NEE

O Departamento de Educação Especial a 27 de abril organizou mais uma palestra, na Biblioteca do Agrupamento de Escolas de Valadares, enquadrada no projeto “Encontros com…”. Desta vez, o tema da palestra foi sobre a Musicoterapia e os alunos com NEE. A palestrante, com experiencia na implementação da Musicoterapia junto das crianças com NEE, no âmbito do Programa Gaia@prende+, foi a docente Ana Faria.
A receção dos nossos alunos a esta nova terapia tem sido muito positiva, tendo-se registado progressos significativos ao nível psicomotor e da socialização. De acordo com Benezon, (1985) a Música consegue mobilizar as capacidades físicas e psíquicas do ser humano. Na musicoterapia estas capacidades são trabalhadas com fins terapêuticos, procurando melhorar e desenvolver o funcionamento físico, cognitivo, emocional e social das pessoas.

A oradora dinamizou este encontro de forma interativa e dinâmica. Começou por distribuir, pelos participantes, alguns instrumentos musicais, convidando todos a explorá-los e a produzir sons e ritmos de forma livre e espontânea. Posteriormente, apresentou filmes para demonstrar o seu trabalho enfatizando a importância da musicoterapia, na promoção da comunicação e da interação da criança com o seu meio envolvente.

SOMOS UM AGRUPAMENTO BILINGUE

 

Durante o ano letivo em curso, deu-se início ao PROJETO BILINGUE, na nossa Escola.
  As aulas lecionadas em Língua Inglesa, abordaram conteúdos das disciplinas de Estudo do Meio - 1º ciclo, de História e Geografia de Portugal, Ciências Naturais e Educação Visual,na Turma F, do 5º ano e de História, Ciências e Geografia na Turma C, do 7º ano.
  Na Escola E. B. 2/3 de Valadadres, a operacionalização destas aulas envolveu os professores titulares das diferentes disciplinas e todos os professores de Inglês.
  Os alunos rececionaram muito bem estas aulas e aprenderam convenientemente os conteúdos nelas veiculados tendo, eles próprios, no final do 2º período, feito a autoavaliação que se revelou muito positiva.


DIA DA EUROPA

 
A convite da Europe Direct e inserido no projeto a A EUROPA VAI À ESCOLA, o Jardim de Infância de Campolinho 2 esteve presente nas aticidades comemorativas do Dia da Europa que decorreu no passado dia 9 de maio. Os nossos alunos atuaram na Estação de Metro de S. Bento, proporcionando, quer aos utentes daquele espaço, quer aos próprios alunos, momentos de boa disposição que contribuiram para a consciencialização da importância da união entre os paises europeus.

A NIGHT AT SCHOOL

No âmbito do Plano de Melhoria da escola, o grupo disciplinar de Inglês vai dinamizar, após o final do ano letivo, uma atividade que visa reconhecer o mérito e o empenho escolar dos alunos.
Todas as professoras de Inglês, durante o ano letivo, motivaram os seus alunos de modo a conseguirem obter os melhores resultados.

Assim, todos aqueles que, no final do ano letivo, obtiverem média de quatro ou superior e, desde que não tenham apresentado qualquer problema de caráter disciplinar, serão convidados a passar uma noite na Escola (em data a divulgar posteriormente), durante a qual terão oportunidade de participar em diversas atividades lúdicas que serão anunciadas em devido tempo.

Semana da Leitura 2016

Click to play this Smilebox slideshow

Create your own slideshow - Powered by Smilebox

 


Palestra no Dia Mundial da Alimentação

Por iniciativa do Projeto de Educação para a Saúde, no dia 16 de outubro, a Escola EB 2/3 comemorou mais um Dia Mundial da Alimentação.
As comemorações constaram de uma palestra na Biblioteca para dois representantes de cada turma da Escola que transmitirão aos colegas toda a informação numa aula de Educação para a Cidadania.
Esta palestra teve a presença do Dr. Vítor Neves, Presidente da Direção da Europacolon Portugal – Associação de Luta contra o Cancro do Intestino, da finalista de Nutrição, Catarina Silva, e a colaboração do curso vocacional da Escola, que foi responsável pela decoração da cantina e Biblioteca, assim como pelos marcadores que foram oferecidos aos participantes. A Liga Portuguesa contra o Cancro, gentilmente, ofereceu os toalhetes para os tabuleiros da refeição deste dia.

 

Horta Pedagógica e Central de Compostagem na EB 2/3 de Valadares

Foi atribuído, em março, à Escola EB 2,3 de Valadares, o Prémio da Fundação Ilídio Pinho “Ciência na Escola”, pelo seu projeto Horta Pedagógica e construção de uma central de Compostagem”.
Em maio, depois de escolhido o local para instalação da horta, iniciou-se a preparação do terreno e a construção da central de compostagem. A etapa seguinte foi a escolha do logótipo do projeto, com a colaboração dos alunos do 6º C e do Clube d´Artes da Escola. Procedeu-se, depois, à sensibilização dos alunos e encarregados de educação, em sessões dinamizadas pelos professores estagiários, Filipa Macias e João Ferreira, para a recolha de resíduos biológicos (restos de frutas e legumes, restos de pão e cascas de ovos) para o compostor. Estes produtos irão decompor ao longo de três meses, para que, em setembro, a matéria orgânica esteja pronta para adubar a horta.
A partir de setembro, serão dinamizadas inúmeras atividades para os alunos, nomeadamente em Educação para a Cidadania, Ciências Naturais e Educação Visual e Tecnológica. Os alunos abrangidos pela educação especial terão, também, uma participação importante na dinamização deste projeto. A colaboração por parte de alguns professores, assistentes operacionais e encarregados de educação com conhecimentos nesta área já está, também, assegurada.
Este é mais um projeto importante da Escola EB 2,3 de Valadares, envolvendo a escola e a comunidade, para aprofundamento dos conhecimentos científicos dos alunos e desenvolvimento das suas capacidades de empreendedorismo e de gestão.


Prémio para aluna de Valadares

A aluna Inês Martins da Silva, da turma F do 6º ano, da nossa Escola, em equipa com a mãe, foi vencedora do 3º prémio do concurso da Liga Portuguesa contra o Cancro, “ELP Interativo -proposta de abordagem do Cancro do Colo do Útero, utilizando a escrita criativa”, aberto a todas as Escolas do país inscritas no Clube Liga-te.
Este concurso, de promoção da saúde, que decorreu durante o mês de Janeiro, estava integrado na Semana Europeia de Luta contra o Cancro do Colo do Útero.
Parabéns à nossa vencedora!


Concurso da Fundação Ilídio Pinho

É com enorme satisfação que a Direção comunica que o Agrupamento ganhou o Concurso da Fundação Ilídio Pinho, Ciência na Escola, com o projeto Criação de uma Horta Pedagógica e de uma Central de Compostagem na Escola E.B. 2/3 de Valadares, da responsabilidade dos professores Isabel Faria e Raul Ferreira e Elisabete Fernandes.
 
 


PTE - Agrupamento de Escolas de Valadares